Esta ferramenta tem como objetivo permitir que qualquer servidor, efetivo e em atividade no Campus Juiz de Fora, cadastre suas sugestões de demandas para aquisição pelo IF Sudeste MG.
Após a inserção de uma demanda no sistema, esta precisa ser avaliada e validada pelo responsável pelo setor do usuário requisitante. Se a demanda for considerada conveniente, ela passa a ser de responsabilidade do setor requisitante, que deverá então submetê-la à apreciação das outras instâncias competentes.
O workflow, ou fluxo de trabalho, utilizado neste sistema se baseia na instrução normativa IN 4/2014 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, que determina como devem ocorrer todas as contratações de soluções de tecnologia da informação pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Entretanto, a ferramenta foi desenvolvida de forma a permitir que também sejam gerenciadas demandas de outros tipos de produtos.
Em linhas gerais, a IN 4/2014 determina que toda compra ou contratação de TI deverá ser precedida de planejamento, elaborado em harmonia com o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação), e estar alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.
O processo de planejamento de cada contratação se inicia pela elaboração de um documento de oficialização de demanda (DOD) que é exatamente o produto final deste sistema SGD. Ainda de acordo com a IN 4/2014, toda demanda deve ser avaliada e validada em três níveis:
Para tornar o sistema ainda mais completo, um nível adicional foi incluído no fluxo: o centro de custos, que consiste num setor indicado pelo requisitante da demanda e que será responsável por prover o orçamento necessário para a concretização da contratação em questão. Naturalmente, o chefe do setor indicado como centro de custos deverá também validar a demanda.
Nos próximos tópicos, apresentamos os diferentes papeis que os usuários podem desempenhar, um diagrama com o fluxo de aprovações pelas quais uma demanda precisa passar, seus diferentes status e alguns documentos para referência.
O Sistema de Gestão de Demandas é composto basicamente por 2 tipos de usuários: o usuário criador de demandas, que pode ser qualquer servidor do IF Sudeste de MG, e o usuário validador de uma demanda, que será o chefe de algum setor obrigatoriamente. Há 4 tipos de validadores no SGD, são eles:
Na figura abaixo, pode-se ver a principal tela do sistema, na qual são listadas as demandas às quais o usuário atual tem acesso no mínimo de leitura.
Para o caso de uma lista extensa de demandas, o usuário pode filtrar os resultados através dos critérios descritos abaixo:
O critério "Relação da demanda comigo" permite a seleção das demandas que tenham relação com o usuário em questão.
Importante: Nem todos as opções vão aparecer para você. Isso dependerá das suas permissões no sistema.
O critério "Situação" seleciona demandas que se encontram nas diferentes situações listadas abaixo:
Ao redigir uma nova demanda ou mesmo na análise e edição, dúvidas podem surgir quanto à termos específicos. Para eventuais consultas, os links abaixo estão disponíveis: